top of page

Apresentação

“Apesar de você/ Amanhã há de ser/ outro dia”... É com essa chamada que saudamos a chegada da VIII Jornada de Serviço Social. Um misto de emoções nos movimenta nessa jornada, de alegria pela retomada do regime democrático com as eleições de 2022, e de tristeza e indignação pelos tantos brasileiros que perdemos pela Covid-19 e pelos ataques à democracia. Mas, ao mesmo tempo, uma força de mudança, de acreditar novamente no Brasil, surge e nos anima e, assim, precisamos perseverar. Como dizia Neruda: "Podrán cortar todas las flores, pero no podrán detener la primavera". E somos a primavera!.... A VIII Jornada chega nessa primavera para florir, para morrer e germinar e voltar a florir.

 

Esta edição traz para a reflexão e o debate a questão central do Estado, Participação e Democracia. Este tema é mais uma provocação no sentido de que, enquanto primavera, ressignificamos o lugar do Estado, compreender e reaprender o lugar da participação social e, por fim, vivenciarmos um Estado Democrático de Direito em sua essência. O bolsonarismo e suas variantes nos deixou em refluxo. Temíamos pelas nossas vidas nos debates políticos, na seara das discussões, na campanha das eleições, uma vez que o diálogo argumentativo não se fazia presente, e sim, a ameaça constante de termos nossas vidas ceifadas. A morte para um governo genocida é solução natural para o que lhe é indesejado ou incômodo. Vimos isto revelado no descaso com a saúde pública, ao multiplicar o número de brasileiros nas estatísticas de mortes pela Covid-19. Então, diante de uma ameaça letal, tivemos que recuar, para nos fazermos sementes fortes e brotarmos na primavera.

 

E essa primavera chegou! Mas, ainda tímida, e se restabelecendo de pragas, entretanto, já conseguimos ver as primeiras rosas a serem colhidas. Nessa batalha política perdemos muito: Pantanal devastado, Amazônia vilipendiada pelo garimpo ilegal, os nossos povos originários numa sequência lenta e cruel de extermínio, vítimas fatais de racismos, preconceitos, feminicídios e de disputas por terras... Perdemos interlocutores internacionais como Bruno e Dom Philipe, perdemos matéria prima para salvar vidas com o descarte de vacinas fora da validade, retrocedemos com as políticas sociais. O negacionismo se fez valer. E agora precisamos retomar as rédeas do país VERDE E AMARELO e de todos os brasileiros e brasileiras.

 

É com esta leitura crítica que chegamos, ainda utilizando dos protocolos sanitários frente à Covid19 e às viroses de época,  à VIII Jornada Nordeste de Serviço Social com um debate central, que acreditamos urgente e necessário, sobre ESTADO, PARTICIPAÇÃO E DEMOCRACIA. O evento ocorrerá de 25 a 28 de setembro de 2023, de forma presencial no Recife, na unidade da FCAP-UPE. No entanto, iremos garantir a participação virtual, de forma exclusiva, para aqueles que não poderão estar conosco em função do translado e de condições financeiras.

A VIII JNSS trará em sua composição o intercâmbio dialógico com estudiosos e profissionais da área, e a submissão de trabalhos nas modalidades comunicação oral e mesas redondas, agregando um total de 10 (dez) grupos de trabalhos; e 6 (seis) minicursos com temáticas relevantes e necessárias para o fazer profissional do Assistente Social e áreas afins. Sendo assim, vocês poderão usufruir das contribuições de profissionais nas áreas do sociojurídico, instrumentos técnicos operativos, educação e de atuação com segmentos específicos: idosos, criança e adolescentes, famílias. Enfim, muita produção e muitas trocas ocorrerão no nosso evento. Sim, nosso evento! A jornada Nordeste é de todos do Brasil.  Ensino, pesquisa, extensão, projetos de intervenção, reflexões e ações serão apresentados através da Jornada para que todos possam falar do que vivem, pensam e fazem.

 

Agradecemos imensamente a dedicação de toda equipe que, sem medir esforços, tornaram possível esta VIII JNSS. Aos professores avaliadores dos trabalhos, aos monitores, aos congressistas convidados, à equipe administrativa da FCAP e do Curso de Serviço Social, à equipe organizadora do evento, que trazem até vocês mais uma edição de um evento que se consolida na agenda do Serviço Social extrapolando fronteiras regionais e chegando ao âmbito internacional.

 

Para finalizamos dedicamos esta VIII JNSS a Prof.ª Dr.ª Luciana Cantalice da UFPB, que nos deixou em 2022. Cantalice representou um exemplo de profissional que soube conciliar as reflexões sábias, teóricas e críticas com a doçura e a amorosidade que precisamos resgatar nos nossos processos de formação universitária. Uma autêntica freiriana que sabia cobrar e amar com a mesma intensidade. Luciana Cantalice, presente!

 

Prof.ª Beth Alcoforado (UPE) 

Prof.ª Maria Lana Monteiro (UPE)

Coordenadoras da VIII JNSS

bottom of page